loading…

FOCUSSOCIAL

FOCUSSOCIAL versão on-line

“É urgente mudar as políticas sociais.
Algumas, para se ajustarem cada vez mais e mais rápido a uma sociedade em permanente mutação, mas que se quer mais inclusiva, mais para todos e para todas as idades.”

Quando fizemos o número zero, versão papel, da FOCUSSOCIAL, editada em Dezembro de 2010, não imaginávamos, ainda, que haveria de haver uma versão online. Está aqui, finalmente! E, desta forma, chegamos mais longe e a mais pessoas.

Desde então, continuamos a trabalhar, em condições difíceis, mas não tão difíceis que nos desmotivem. Antes pelo contrário! E continuaremos a trabalhar para que este projeto editorial se torne uma realidade, cumprindo a sua função de informar, com independência e atualidade. As palavras de incentivo que nos chegaram, sobre esse distante e tão próximo número zero, foram muito importantes. Vieram de pessoas que não deixaram de nos manifestar a sua opinião, mas também de organizações da Economia Social.
Ao ler o editorial desse número zero, damos conta da sua inquietante atualidade e de que o sentimento de urgência na mudança não se esbateu. Muito pelo contrário, intensificou-se.
A Europa, mais do que nunca, tem de mudar, de rever modelos e paradigmas, de se deixar de eurocentrismos. É urgente mudar as políticas sociais. Algumas, para se ajustarem cada vez mais e mais rápido a uma sociedade em permanente mutação, mas que se quer mais inclusiva, mais para todos e para todas as idades.
A Europa Social, está visto, precisa mudar de estratégia, de rumo e, enquanto muda, precisa de dar respostas. Algumas bastantes urgentes, como no caso do desemprego. Em breve, abordaremos aqui este grande tema. Agora, convidamo-lo a uma reflexão com Maria Joaquina Madeira, coordenadora do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, cuja abertura oficial, no nosso país, ocorreu no passado dia 28 de Fevereiro.

Chamamos, ainda, a sua atenção para os artigos de opinião, nomeadamente, para o intitulado “A verdadeira emergência social”, da autoria do Pe. Jardim Moreira, presidente da EAPN Portugal.
 
Convidamo-lo, também, a uma pausa, com a escritora Rosa Alice Branco que, amavelmente, nos cedeu um dos seus poemas para assinalar o Dia Internacional da Mulher. Aliás, em “Tanto Mundo” irá encontrar sempre um motivo de inspiração. Também é esse o nosso propósito.
 
Agradecemos a todos que contribuíram direta e indiretamente para chegarmos até aqui. Estamos a trabalhar com os alunos dos cursos de Ciências da Comunicação do nosso país, graças a parcerias com diferentes universidades portuguesas. Em breve, teremos mais para contar.
De resto, contamos com o vosso parecer, o vosso olhar crítico e construtivo para continuarmos a melhorar. A nossa FOCUSSOCIAL também é vossa. E estamos em modo “work in progress”, por isso, contamos convosco para a ir editando.

Marta Vaz

marta.vaz@focussocial.eu

Enviar por email