loading…

FOCUSSOCIAL

Projeto Cognos

Desenvolve aprendizagem flexível e inovadora para aproximar gerações e pô-las a trabalhar em conjunto

Contribuir para a redução do número de adultos com baixas competências digitais e de literacia em risco de exclusão social, é o principal objetivo do projeto COGNOS (Intergerational learning comunity for adult education). É neste sentido que se propõe desenvolver um programa de aprendizagem flexível e inovador em literacia e competências digitais, com base em comunidades de aprendizagem intergeracionais. Deste modo, os jovens serão formadores dos adultos e, por sua vez, os adultos partilham as suas experiências de vida e de memória coletiva com eles.

A metodologia aplicada será em formato de mentoria, ou seja, uma metodologia colaborativa, que permite estabelecer uma ponte necessária entre as diferentes gerações que convivem em sociedade. Será definida com rigor científico e pedagógico, estruturada num percurso de formação a partir de uma abordagem modular e baseada no Quadro Europeu de Qualificações.

cognos

Pretende-se que no final do projeto seja produzido um manual metodológico para formadores e facilitadores, cujo objectivo é apoiar formadores interessados em promover processos de aprendizagem intergeracionais na educação de adultos; um guia de orientações para o formador/facilitador intergeracional, focado no adulto interessado em metodologias de formação baseadas em mentoria intergeracional e, ainda, um outro guia para mentores jovens, que ofereçam uma nova versão sobre esse mesmo processo. Os manuais serão testados e validados com o grupo alvo: adultos com baixas competências informáticas e de literacia; adultos e jovens motivados para serem formadores; profissionais que trabalham em educação de adultos (professores/formadores do ensino básico; psicólogos; assistentes sociais).
Em suma, o projeto Cognos visa contribuir para o cumprimento dos objetivos da Estratégia 2020 através do desenvolvimento de competências básicas apoiando o acesso dos adultos a atividades de aprendizagem e de formação, ajudando a alcançar os objetivos de, em 2020, ter 15% de adultos em ações de formação.

O projeto, com a duração de 24 meses, termina em Agosto de 2016 e é financiado pelo Programa Erasmus +, com parceiros de quatro países: Fundación Juan de Los Toyos – Espanha (Coordenador); EAPN Portugal – Portugal; Folkuniversitetet, Stiftelsen vid Lundsuniversitet – Suécia; INFOART EOOD – Bulgaria; POINT EUROPA – Reino Unido; XXI INVESLAN – Espanha,

+ info:
https://cognosdigital.wordpress.com/about-cognos/
https://www.facebook.com/pages/Cognos/1417347641919924

Enviar por email