loading…

FOCUSSOCIAL

Inspirar e capacitar para um mundo melhor, através do empreendedorismo social

Fundação Eugénio de Almeida: Projeto de Voluntariado de Proximidade eleito como Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social

O Projeto de Voluntariado de Proximidade da Fundação Eugénio de Almeida acaba de ser reconhecido como uma “Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social” pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social (MIES), projeto de investigação que identifica iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social no Norte, Alentejo e Centro do País, utilizando como base a metodologia ES+.

O Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social visa contribuir para o crescimento e competitividade de um novo mercado de inovação e empreendedorismo social nacional, promovendo Portugal como país pioneiro na União Europeia no reconhecimento, estudo, divulgação e disseminação de modelos de negócio inovadores, sustentáveis, replicáveis e de forte impacto social, económico e ambiental.

O Projeto de Voluntariado de Proximidade da Fundação Eugénio de Almeida, pretende dar resposta a necessidades sociais de pessoas e instituições de algumas freguesias urbanas da cidade de Évora, através da realização de voluntariado de proximidade e da promoção do trabalho em parceria com as organizações locais dessas freguesias, constituindo-se em 4 Núcleos de Voluntariado de Proximidade. Através destas estruturas abrem-se novos espaços de participação da sociedade civil na comunidade e promovem-se redes de voluntariado e de vizinhança, que com o contributo individual de cada um dos voluntários e a promoção de um voluntariado de proximidade pró-ativo, planeado em grupo e intencional, provocam mudanças, com um substancial impacto positivo na comunidade.

Os Núcleos de Voluntariado de Proximidade contam atualmente com a parceria de mais de 35 entidades, mais de 200 voluntários inscritos e já prestaram mais de 10 mil apoios desde o seu início em 2006. São ainda implementadas atividades de formação para organizações e voluntários, bem como iniciativas promotoras da cultura de voluntariado, entre as quais se destaca, entre outras, a participação em eventos de interesse social, seminários, conferências, mostras e encontros entre instituições.

Para Henrique Sim-Sim, coordenador do Projeto de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida “esta distinção do conceituado Instituto de Empreendedorismo Social, é uma motivação acrescida para todos os voluntários e organizações envolvidas que diariamente apoiam famílias e pessoas com necessidades. É também o reconhecimento do trabalho da Fundação Eugénio de Almeida na pesquisa e no desenvolvimento de novas respostas para os novos desafios sociais, numa perspetiva territorial, de envolvimento e de trabalho em rede com os agentes locais, e de qualificação e de empoderamento dos seus atores”. E concluiu dizendo que “esta resposta social tem sido já disseminada um pouco por todo o país.”

O MIES e a metodologia ES+
O MIES, promovido pelo IES -Social Business School e pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), sinalizou numa primeira fase mais de 450 iniciativas no território nacional, tem apenas 132 obtido a unanimidade do Conselho Académico e Científico - representado por professores do INSEAD, ISCTE, Universidade Nova e Universidade Católica do Porto - para serem distinguidas como iniciativas de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social.
A metodologia ES+ foi desenvolvida pela equipa de investigadores do IES - Social Business School com o propósito de identificar iniciativas que resolvem problemas sociais/ambientais negligenciados com elevado potencial de transformação positiva na sociedade, desafiando a visão tradicional e utilizando modelos de negócio inovadores com potencial de crescerem e/ou se replicarem noutro local geográfico. Distingue-se por ser uma metodologia de proximidade, que envolve um contato próximo com cada região, através de entrevistas e inquéritos às iniciativas identificadas.
A distinção entregue à Fundação Eugénio de Almeida, na Conferência Internacional Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal, teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian. 

Enviar por email