loading…

FOCUSSOCIAL

Redes Jesuítas internacionais reunidas em Loiola procuram novas formas de promover a justiça social à escala global

A Companhia de Jesus procura melhorar a sua resposta face a um mundo onde as injustiças batem recordes - no número de pessoas que fogem da guerra, da pobreza, de catástrofes ambientais e da total ausência de oportunidades.

O Secretariado de Justiça Social e Ecologia da Companhia de Jesus (SJES) convocou o Encontro Networking for Justice, a decorrer até 20 de novembro em Loiola, e cujo objetivo é promover o trabalho em rede no setor social da Companhia a nível mundial. O trabalho em rede é desenvolvido há mais de uma década como forma eficaz de lutar contra as causas da injustiça social à escala global.

Este encontro acontece um ano antes da Congregação Geral 36ª da Companhia de Jesus e perante a dramática realidade a que se assiste a nível mundial: mais de 60 milhões de pessoas refugiadas fogem da guerra e mais de 170 milhões de pessoas encontram-se em condições de vida indignas provocadas pela pobreza, pela fome, pelas catástrofes naturais e pela ausência de oportunidades de Educação.

Em 2008, a Congregação Geral 35ª apontava para a necessidade de trabalhar pela sensibilização e pela maior ligação entre o poder político e os que não têm voz, “construindo pontes e oferecendo novas formas de entendimento”. A partir daí, organizaram-se Grupos de Trabalho no âmbito da Global Ignatian Advocacy Network (GIAN), nomeadamente sobre, Direito à Educação, Ecologia, Migrações e Recursos Naturais, todos eles presentes em Loiola.

O Encontro conta ainda com a participação dos Coordenadores do Apostolado Social das várias Conferências Jesuítas a nível mundial bem como os membros da Rede Xavier e de outras redes internacionais ligadas aos Jesuítas. Nas palavras de Patxi Álvarez de los Mozos, Secretário para a Justiça Social e Ecologia da Companhia de Jesus, com este Encontro pretende-se “Establecer alianzas por un mundo más justo y sostenible, donde los pobres vivan con dignidad”.

Para acompanhar o evento aceda à página Networking for Justice  onde poderá subscrever a newsletter deste Encontro (atualizações diárias). Através das redes sociais também é possível seguir as atualizações, basta aceder ao Facebook e ao Twitter do Encontro. Durante os próximos dias prevê-se um trabalho intenso de comunicação para que as experiências deste encontro fiquem acessíveis e sirvam de inspiração e motivação a outros trabalhos neste campo.

 + info:

https://vimeo.com/143632251

http://es.jesuitnetworking.org/networking-for-justice/

http://es.jesuitnetworking.org/networks-are-the-new-level-of-agency/

http://www.fgs.org.pt/wordpress/networking-for-justice/

Enviar por email