loading…

FOCUSSOCIAL

Encontro Nacional de Educação para a Cidadania Global

Debate contradições do mundo contemporâneo

Acontece já no próximo dia 8 de julho, sábado, na Escola Superior de Educação de Lisboa, o XII Encontro Nacional de Educação para a Cidadania Global. Este ano o encontro subordina-se ao tema “Contradições do Mundo Contemporâneo  - Reflexões e Práticas em Educação para a Cidadania Global”. Conheça o programa aqui.

A dinamização desta iniciativa é da responsabilidade da Rede para a Educação e Cidadania Global (Rede ECG) constituída por pessoas e organizações da sociedade civil de vários pontos do país que partilham uma forma de trabalhar em favor da transformação social a partir dos contextos educativos. Criada desde outubro de 2013, durante um Encontro de trabalho de educadores que validou o Referencialelaborado ao longo de cerca de um ano, durante reuniões presenciais e com recurso a comunicação à distância. É uma rede informal, na medida em que os seus membros escolheram não a formalizar juridicamente, funcionando na base do trabalho colaborativo.

O funcionamento da Rede baseia-se na troca regular de experiências e de saberes e no trabalho colaborativo no quadro de grupos de trabalho. Os membros reúnem presencialmente três vezes por ano, em diferentes locais, ao mesmo tempo que utilizam meios de comunicação digital. A animação e coordenação da Rede está a cargo da Equipa de Dinamização, anualmente renovada.

Durante os dois primeiros anos da Rede, o seu financiamento foi suportado por um projeto de Educação para o Desenvolvimento cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o mesmo acontecendo, a partir do final de 2015, relativamente a algumas das atividades, em particular o Encontro nacional de ECG. No entanto, a questão da sustentabilidade tem sido alvo de reflexão e tomadas de decisão coletivas e todas as atividades internas são custeadas pelos próprios membros, que disponibilizam os seus recursos para assegurar, por exemplo, viagens e estadias para a participação nos três Encontros de trabalho anuais.

+ info: http://www.rede-ecg.pt

Enviar por email