loading…

FOCUSSOCIAL

Uma pausa com ... Mariana Correia Pinto

Apresentação do livro Porto, última estação

Fotografia: Manuel Roberto

Nasceu em Abril de 1986, no Porto, e fez da cidade carimbo de biografia. Estudou Jornalismo na Universidade do Porto e viveu Jornalismo no PÚBLICO, onde entrou em 2009 e se mantém até hoje.

Fez parte da equipa fundadora do P3. Não vota papel nem digital: acredita num jornalismo para lá dos meios de difusão. Feito de gentes. Tem no currículo formações multimédia, mas o que mais a apaixona é escrever. E ainda mais ler. Durante um ano, entre Novembro de 2014 e 2015, desenhou com o fotojornalista Manuel Roberto um mosaico da cidade deles, em entrevistas e retratos, com duas centenas de cidadãos. O seu Porto Olhos nos Olhos.

 

Porto, última estação é o primeiro livro que publica.

Mariana Correia Pinto

SINOPSE

Muitos portugueses talvez não saibam, mas Campanhã é mais do que nome de estação: é periferia, pobreza e precariedade. Na freguesia mais oriental da cidade, alguns dos seus 32 mil habitantes seguem a vida com regras diferentes. O dinheiro é escasso, as casas nem sempre são dignas de se chamarem assim. Mas este Porto que a onda turística esquece é também apontado como palco para a reinvenção da cidade. Mergulhámos num dos bairros mais problemáticos da freguesia pelas mãos de um assistente social que faz da profissão militância. Percorremos Miraflor, a rua modelo onde a mudança acontece. Conhecemos um homem que nasceu na estação. Porto, última estação resgata esta e outras vidas de quem reclama outro destino para Campanhã.

Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos

 

CONVITE

"Porto, última estação" - de Mariana Correia Pinto é a 33ª apresentação de livros no MIRA.

 

Sentimo-nos particularmente orgulhosos por ter o livro da Mariana connosco, por ter Campanhã como tema, porque a Mariana sente este mundo oriental da cidade como se fosse desde sempre seu. Alia o rigor da procura e pesquisa à generosa emoção de ouvir as histórias que as pessoas têm para lhe contar, para lhe confessar. Acresce que a capa de boas vindas à obra tem como autor o amigo Paulo Pimenta”.

Aceite o CONVITE para o lançamento, no próximo sábado, às 18 horas, no Espaço Mira Fórum, no Porto.

Enviar por email