loading…

FOCUSSOCIAL

MEXE - IV Encontro Internacional de Arte e Comunidade

Práticas artísticas do mundo, mexem no Porto!

Abre portas, hoje, no Porto, um dos mais importantes encontros de práticas artísticas comunitárias na Europa. São mais de 30 espetáculos, oficinas e propostas artísticas vindas de sete países de todo o mundo.

Temas como a migração, os muros sociais e económicos, as questões das minorias e da arquitetura da cidade e da cidadania sobem ao palco numa multiplicidade de espetáculos cujo programa pode consultar aqui.

“Nesta IV edição o tema do MEXE é “Cidade- Corpo Colectivo”. Mais do que pensar cidade, ou só pensar cidade nas lógicas mais habituais, é necessário viver cidade para que ela possa também ser pensada. A cidade como um espaço de expansão dos corpos e acções dos seus cidadãos. É na contaminação orgânica que se constrói corpo, sendo que tal acontece de uma forma instável e fluída, dando espaço à transformação difícil mas desejada. MEXER com e na cidade representa alargar o espaço da criação e isso traduz-se inevitavelmente num reforço da cidadania”, pode ler-se no site da organização.

“É urgente aprofundar a relação com o nosso corpo individual, e deste com o corpo colectivo- cidade, assumindo-se este investimento como diário e sistemático. Que cidade nos inspirou no passado? Que cidade se “esgotou”? Que formas toma a cidade? Que cidade procuramos? Como construímos cidade?
Como se organiza e funciona esta cidade? A cidade nos seus múltiplos sentidos, numa visão larga, contemplando as dimensões humana e física. A cidade como potência das mais variadas possibilidades de organização social, muito para além do administrativo e funcional, do rural e do urbano, muito para além da tendência securizante para etiquetar e apartar. Este é o espaço para as múltiplas cidades que durante uma semana de forma ainda mais intensa ousamos sonhar. Continuemos a MEXER”, prometem. E estão a cumprir. Até ao próximo dia 24 de setembro.

  + info: www.apele.org/mexe-iv

Enviar por email