loading…

FOCUSSOCIAL

Uma pausa com... Vanessa Ribeiro Rodrigues

Sinopse

Vanessa Ribeiro Rodrigues é jornalista, realizadora de cinema documental e professora universitária. Navega entre a poesia, o jornalismo, a literatura, o documentário, a fotografia e a pesquisa académica.
Colabora de forma independente com vários órgãos de informação.
É investigadora em Comunicação para o Desenvolvimento, mestre em Informação e Jornalismo.
Realizou o filme documental Baptismo de Terra, sobre a emigração portuguesa no Rio de Janeiro, que recebeu o Prémio de Melhor Documentário Português no Festival de Cinema Art&Tur e a menção especial de TV no Festival de Cinema de Avanca.
A reportagem da TSF Palestina, diários de um lugar incerto ganhou uma menção honrosa no Prémio Jornalismo Direitos Humanos & Integração – UNESCO (2015).
Em 2014 foi distinguida com o prémio literário OFF FLIP, Paraty, Brasil, na categoria de conto.
O seu primeiro livro chama-se "O Barulho do Tempo" (Bairro dos Livros, 2013), num cruzamento entre a prosa lírica, a poesia e a fotografia.

Sinopse:

Pode a reclusão revelar mistérios da condição da mulher?

O que têm em comum uma colombiana, uma romena, uma angolana, uma venezuelana, uma uruguaia, três brasileiras e nove portuguesas?
Para elas, a liberdade é um desejo que carregam na mente, livre para sonhar, com o corpo preso num cárcere, labirinto entre o Rio de Janeiro, o Porto e Lisboa.
São mães, vaidosas, filhas, amantes, sonhadoras, escrevem cartas, leem livros, amam. São barqueiras invisíveis entre dois mundos: o mundo cá de fora e um céu gradeado. Este é mais do que um livro-reportagem, é a intuição subjetiva a partir de conversas com mulheres privadas de liberdade: os medos, os desafios, as conquistas, os desabafos, a ânsia de ser livre.

ALA FEMININA

Enviar por email