loading…

FOCUSSOCIAL

“Mundo a Sorrir” comemora 10 anos de intervenção com população em situação de vulnerabilidade

O projeto C.A.S.O (Centro de Apoio à Saúde Oral) da organização não governamental (ONG) Mundo a Sorrir celebra dez anos e convida, no próximo dia 20 de março, parceiros, associados, voluntários e amigos a visitarem as clínicas do Porto, Braga e Lisboa com o intuito de conhecerem o espaço e o impacto que este projeto tem na vida das pessoas.

Visando a reinserção social da população em situação de vulnerabilidade socioeconómica através de cuidados de saúde oral e acompanhamento psicossocial, o projeto C.A.S.O intervém nos concelhos do Porto, Braga e Lisboa e ao longo de uma década já beneficiou mais de 7 000 pessoas e realizou mais 60 000 tratamentos médico dentários. Ana Simões, coordenadora do projeto, mostrou-se muito satisfeita com o balanço destes 10 anos, “é muito gratificante fazer parte de um projeto social como este, onde a saúde oral é a nossa ferramenta diária para potenciar a inclusão social destes grupos, na sua maioria bastante fragilizados e com necessidades imensas. O principal impacto deste projeto acontece, sem dúvida, a nível psicológico e emocional, na autoestima das pessoas, na mudança para uma atitude mais positiva com a vida.”

Por sua vez, Rosalina Abreu, utente do C.A.S.O. Braga, revelou que “nunca consegui tratar dos dentes, porque as necessidades dos meus filhos estavam sempre em primeiro lugar. Mas projetos como este fazem a diferença. Estou muito feliz com a minha imagem, porque quando me vejo ao espelho, já sou eu outra vez!”.

No próximo dia 5 de abril, irá decorrer em Lisboa um jantar de angariação de fundos que reverterá para o projeto. A “Mundo a Sorrir” é uma ONG presente em todo o território nacional, assim como em países lusófonos com necessidades de cuidados de saúde, atuando em áreas como a Assistência Médica, a Reinserção Social e Laboral e a Cooperação para o Desenvolvimento. Entre os grupos de intervenção estão crianças e jovens, pessoas em situação de carência social e idosos. A “Mundo A Sorrir” foi fundada por Miguel Pavão, em 2005, após uma experiência de voluntariado em Cabo Verde, e conta já com mais de 80 parceiros em todo o mundo.

+ info: www.mundoasorrir.org

Enviar por email