loading…

FOCUSSOCIAL

O que sonham as pessoas do Bairro Portugal Novo?

Esbater barreiras entre bairro e cidade é arte

 “Porta 4” é uma exposição itinerante, desenvolvida no âmbito do projeto CapacitArte , financiado pelo Programa Bip/Zip da Câmara Municipal de Lisboa, promovido pelo Clube Intercultural Europeu e desenvolvido por um grupo de parceiros comprometidos com o território, que integram a Rede EFE - Educação, Formação e Emprego, e atuam nas freguesias do Areeiro, Beato e Penha de França.

O projeto foca-se na melhoria da qualidade de vida e capacitação da comunidade que habita o Bairro Portugal Novo. Tem como objetivo principal favorecer o desenvolvimento de competências pessoais e sociais de pessoas desempregadas para a sua inclusão social e profissional através de um programa estruturado com base numa metodologia de autodescoberta e empoderamento, que parte do individual e da especificidade de cada pessoa.

A exposição itinerante "Porta 4" resulta de uma série de encontros comunitários no Bairro Portugal Novo com os moradores e visa, acima de tudo, esbater estereótipos e "muros" territoriais, criando visibilidade para este lugar, levando públicos de diferentes lugares e com diferentes vivências a visitar a exposição e conhecer esta comunidade multicultural, os seus sonhos e capacidades, inspirando outros habitantes do território e da cidade.

“Porta 4” é uma instalação da autoria da artista espanhola Julia San Millan com curadoria da italiana Elisa Lemmo, contando com a colaboração do Clube Intercultural Europeu no âmbito do Corpo Europeu de solidariedade.

As peças apresentadas são fruto de uma série de encontros onde a comunidade assume o papel de protagonista, co construindo os elementos expostos - um mapa de sonhos em forma de manta de retalhos, fanzines com histórias recolhidas durante os encontros e um vídeo.

Por ocasião da exposição será também lançado o site do projeto CapacitArte bem como a abertura do programa de mentores para apoio a pessoas desempregadas à procura de emprego.

O Projeto CapacitArte é desenvolvido em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Fundação Aga Khan, a Escola Artística António Arroio, a Associação Auxílio e Amizade, a Junta de Freguesia do Areeiro, a Associação de Moradores do Bairro Portugal Novo Paz, Amizade e Cores, a AMI e a RedEmprega Lisboa.

 

A inauguração está marcada para o dia 30 de Março, às 15:30, no Centro Comunitário Areeiro por Ti da Junta de

Freguesia do Areeiro , na Rua Wanda Ramos, Loja 17.

Enviar por email