loading…

FOCUSSOCIAL

29 de abril, Dia da Solidariedade entre Gerações

Portugal promove o projeto Generations@School e lança concurso entre escolas

Hoje, um pouco por todo o país, escolas do 1º e do 2º ciclo, tal como escolas em toda a Europa aderiram ao lançamento do projeto "Generations@School" integrado nas iniciativas designadas pela Comissão Europeia para a comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações (AEEASG).

Visando assinalar o dia 29 de abril, Dia da Solidariedade entre Gerações, Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência incentiva todas as escolas de Portugal a abrirem as portas da sala de aula aos mais velhos, criando oportunidades de diálogo que têm como principal objetivo combater estereótipos intergeracionais e, simultaneamente, encorajar diferentes gerações a uma maior partilha de experiências e conhecimentos. O processo de aprendizagem através da partilha conduzirá a uma maior consciencialização da sociedade para o significado e importância do envelhecimento ativo.

Na Escola João de Deus, em Lisboa, às 15h30 os alunos irão receber os avós, entre os quais se encontra o poeta Manuel Alegre, ficando a apresentação do projeto a cargo da jornalista Fernanda Freitas, nomeada embaixadora para a Solidariedade Entre Gerações durante o decorrer do AEEASG. Esta iniciativa coloca a tónica no diálogo em torno do que "significa envelhecer e como podem os mais velhos e os jovens colaborar na promoção de uma vida melhor para todos", diz fonte da organização.

De referir, ainda, que estão já em curso iniciativas similares no Externato Colina do Sol, nas EB do 1º ciclo de Montebello, no Porto, nas EB da Cova da Moura e de Santa Eulália, no Colégio Parkids e na EB 2+3 de São Martinho do Porto.

A Comissão Europeia está, também, a promover a participação no concurso generations@school, através do qual será escolhido o melhor contributo das escolas de cada país. Até 30 de Junho todas as escolas que participarem no projeto poderão fazer upload do material produzido - imagens, desenhos, testemunhos, historias - no site do evento. As contribuições que mais se destacarem, receberão um prémio. A nível europeu será, ainda, feita uma seleção das escolas que mais e melhores contributos enviarem. Esses estabelecimentos de ensino serão designados como "instituições mentoras" na promoção da solidariedade entre gerações.

+ info http://www.historypin.com/gats/pt/

Enviar por email