loading…

FOCUSSOCIAL

“Os sem-abrigo e o direito à habitação no contexto de crise”

Encontro europeu reúne mais de 150 pessoas em situação de pobreza e exclusão social

por Paula Duque

Fotografia: Sérgio Aires

“Sem-Abrigo em Portugal – Quebrar o silêncio!”. Assim se intitula o vídeo que a delegação portuguesa da EAPN Portugal apresenta, amanhã, no Palace Egmont, na Place du Petit Sablon, em Bruxelas, durante o 11º Encontro Europeu de Pessoas em Situação de Pobreza e Exclusão Social, onde participam mais de 150 pessoas, de 30 países europeus, com experiência direta de situações de pobreza e de dificuldade de acesso à habitação.

«É a primeira vez que faço parte desta iniciativa e acho muito interessante podermos dar o nosso testemunho de viva voz. Falarmos das nossas experiências, daquilo que vivenciamos enquanto, por exemplo, sem-abrigo» explica Ana Maria Pereira, 39 anos, representante do distrito de Faro, momentos antes de entrar no avião.

 “Os sem-abrigo e o direito à habitação no contexto de crise”, é o tema deste encontro e o grupo português trabalhou no sentido de revelar algumas questões que urge resolver. Por isso, a iniciativa visa influenciar os decisores políticos, europeus e nacionais, aproximando-os o mais possível da realidade e das dificuldades de quem vive, de fato, os problemas abordados. Possibilitar a troca de opiniões e experiências acerca de políticas e medidas que permitam garantir que as pessoas em situação de pobreza, incluindo os sem-abrigo, tenham acesso a uma habitação adequada, condigna e financeiramente viável, é o principal objetivo do evento que decorre sob a égide oficial da presidência dinamarquesa da União Europeia.

“O direito à habitação não é só ter uma casa”

O direito à habitação, por parte das comunidades ciganas é outra das situações a precisar de solução e, para isso, a EAPN Portugal, convidou João Seabra, 42 anos, a integrar a comitiva. «Tenho algumas expectativas para este encontro. Sei que é difícil mudar políticas, mas ouvirem-nos é já um passo importante. Num encontro desta natureza é, também, muito útil ficarmos a conhecer o que se passa noutros países europeus», diz o mediador municipal, de etnia cigana, da autarquia aveirense. Opinião partilhada por Jaime Filipe, 58 anos, representante do distrito de Setúbal, desempregado há 12 anos. «Creio que este encontro nos irá permitir comparar os níveis de pobreza de todos os países, analisar resultados e tirar conclusões para se poder agir com o conhecimento da realidade». Do Porto, o representante é António Meneses, 48 anos, reformado. «O direito à habitação não é só ter uma casa. É muito mais do que isso e é o que tudo isso significa, explica, acrescentando que «as decisões políticas são sempre muito morosas, mas é muito positivo ter a oportunidade de participar». De referir que os quatro portugueses chamados a participar neste encontro europeu, integram os grupos de trabalho nacionais, dinamizados pelos núcleos distritais da EAPN Portugal.

“Cabe a cada um de nós quebrar o silêncio”

«A dignidade de cada ser humano é uma responsabilidade de todos e o direito à habitação é um elemento chave para a inclusão dos cidadãos. Antes de serem sem-abrigo são, em primeiro lugar, pessoas. Por isso, cabe a cada um de nós quebrar o silêncio e lutar contra as desigualdades». Esta é a principal mensagem da delegação portuguesa da EAPN Portugal, acompanhada pelos sociólogos Maria José Vicente e Sérgio Aires.

Os encontros europeus de pessoas em situação de pobreza e de exclusão social tiveram início em 2001, durante a presidência belga e surgem em resposta aos objetivo da Estratégia de Lisboa - agora inserida na Plataforma Europeia de Luta Contra a Pobreza - visando promover a participação ativa das pessoas em situação de pobreza e de exclusão social, dando-lhes a oportunidade de serem ouvidas sobre temas que influenciam diretamente as suas vidas.

O encontro pode ser acompanhado online aqui http://webcast.ec.europa.eu

O vídeo “Sem-Abrigo em Portugal – Quebrar o silêncio!” pode ser visto aqui http://www.youtube.com/watch?v=kUgH4nZQQR0

Enviar por email