loading…

FOCUSSOCIAL

7 minutos contra o desemprego

FLASH MOB em Leiria, mobiliza população

Os participantes devem permanecer estáticos 7 minutos. É esta a ação pensada para mobilizar o maior número de pessoas, no próximo dia 26 de maio, às 16 horas, na praça Rodrigues Lobo, em Leiria. Pretende-se que, durante este tempo, as pessoas representem uma ação ou encenem um conjunto de emoções que o desemprego lhes desperta ou, ainda, disseminem mensagens em cartazes alusivas ao tema. A iniciativa é dinamizada pelo núcleo distrital de Leiria da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza, através do Conselho Consultivo Distrital, constituído por pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Porquê contra o desemprego? Porque este constitui uma das principais causas da pobreza, impedindo centenas de cidadãos de ter acesso a uma vida digna.

Em 1998, Portugal era considerado um país de pleno emprego, com taxas a rondar os 4,6%. Atualmente, os trabalhadores desempregados representam, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, 14,9%, o que equivale a 819,3 mil pessoas, prevendo-se um aumento durante o próximo ano. Dos 36,2% - 154,4 mil-, são jovens entre os 15 e os 24 anos. Segundo os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, no passado mês de março, o distrito de Leiria contava 23.819 desempregados, sobretudo mulheres, sendo a faixa etária mais atingida, a dos 35-54 anos. No que reporta à escolaridade, o número de desempregados concentra-se sobretudo, no 1.º ciclo do ensino básico e no secundário. Porquê um FLASH MOB? Porque queremos dar visibilidade a esta problemática, alertando a sociedade, através da mobilização de pessoas que se encontram afetadas, ou não, pelo desemprego, explica fonte da organização.

Enviar por email