loading…

FOCUSSOCIAL

Portugal celebrou Dia Europeu da Força de Trabalho Sénior

O poder dos voluntários seniores e a sua valiosa contribuição

Fotografia: Egidio Santos

No âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações (AEEASEG), Portugal organizou, no passado dia 6, no Estádio Nacional do Jamor, o “Gerações em Movimento”, iniciativa que contou com centenas de pessoas de todas as idades, convidadas a participarem num extenso programa de desporto, promoção da saúde e bem-estar. Canoagem, ténis, tiro com arco, tai chi, minigolfe, badminton, corrida de orientação, jogos tradicionais, música e um grande piquenique uniu todas as gerações, numa demonstração solidária, plena de vitalidade.

Em Portugal, o Dia Europeu da Força de Trabalho Sénior (Senior Force Day) em fez parte de uma série de eventos promovidos pela Comissão Europeia, realizados em vários países. Foi uma oportunidade para promover o trabalho sénior, nomeadamente o voluntariado, sublinhando a sua importância para a sociedade.

O Dia da Força de Trabalho Sénior apresentou exemplos de várias possibilidades de trabalho voluntário dirigidas àquele grupo-alvo. Durante o festival sénior foram, também, apresentadas diversas atividades que os idosos podem desempenhar diariamente para melhorarem o seu bem-estar. Saúde, desporto, lazer e trabalho social foram alguns dos temas trabalhados por diferentes grupos.

Em muitos países da União Europeia, o Senior Force Day está associado ao Dia Internacional do Idoso, celebrado há duas décadas no dia 1 de outubro. No contexto do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, a Comissão Europeia está a convidar as autoridades públicas e organizações voluntárias, por toda a Europa, a dedicar um dia à descoberta de novos caminhos para mobilizar voluntários seniores e aproveitar o melhor possível a sua “valiosa contribuição”.

Em Viena, Áustria, o Dia Europeu da Força de Trabalho Sénior conta com uma feira de voluntários, demonstrando a eficácia do voluntariado sénior e intergeracional. Em França, em diversas regiões, estão programados diversos eventos com a mesma finalidade. Na Lituânia, por exemplo, está programado um debate com o Ministro da Segurança Social e do Trabalho e com representantes de ONGs que trabalham com idosos.

Por toda Europa, o Dia da Força de Trabalho Sénior celebra a contribuição dos seniores e define os meios através dos quais eles podem participar mais ativamente na sociedade.

A iniciativa, encerrada por Maria Joaquina Madeira, coordenadora do AEEASEG e por Gentil Martins, antigo atleta olímpico, teve o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), do concelho de Oeiras e da RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade) envolvendo, ainda, a colaboração de várias federações desportivas, diferentes gerações de atletas olímpicos e voluntários jovens e seniores de organizações não-governamentais.

 

Para mais informação, por favor, visite:
http://europa.eu/ey2012/ey2012.jsp?langId=pt


Enviar por email