loading…

FOCUSSOCIAL

Projeto “Abraça os teus Direitos”

Alunos da Miguel Torga, em Bragança, dinamizam escola

“Não pratiques bullying! Não faças aos outros aquilo que não queres ou não gostas que te façam a ti”, escreveu Pedro Fernandes, do 6º A, da Escola Secundária Miguel Torga, de Bragança, no âmbito do micro projeto “ Abraça os teus Direitos “, dinamizado pelo Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal, abrangendo um total de 45 discentes.

Alunos, professores e técnicos foram convidados a refletir sobre os Direitos das Crianças com vista a evitar a reprodução de comportamentos nocivos e o desenvolvimento de estereótipos e preconceitos relativamente aos grupos mais desfavorecidos.

Foram muitas as atividades levadas a cabo pelos alunos e as mensagens foram disseminadas pela escola sendo que algumas foram colocadas em separadores de livros, para que não esqueçamos que o garante da liberdade, da justiça e da paz é o respeito e cumprimento dos direitos humanos. Também o Diogo Miguel, do 6º A, quis fixar a sua mensagem, num dos cartazes distribuídos pela escola: “Nenhuma pessoa devia passar pela situação de pobreza e/ ou de exclusão social. Toda a gente deveria ter os direitos assegurados”. Da mesma turma, Ana Gomes, escreveu “Não seja egoísta! Quando vir uma criança a pedir uma mão amiga ajude. E se fosse você ou os seus filhos?”. Por seu lado, o nº 11, do 6º A, também deixou o seu apelo bem claro: “Ninguém deveria passar por pobreza e toda a gente devia ter os direitos assegurados. Se os adultos não querem cuidar dos filhos, decidam isso antes! Todas as crianças do mundo deveriam ter os direitos garantidos, tais como: uma casa, comida, família, educação…Ninguém deveria ser mal tratado!”.

“A EAPN Portugal entende que no combate à pobreza e à exclusão social deve ser mobilizado um conjunto alargado de atores, inclusivamente crianças e jovens”, explica Ivone Florêncio, técnica da EAPN Portugal, acrescentando que “viver numa situação de exclusão significa estar distante de todos os princípios inerentes ao exercício da cidadania. Esta requer um conjunto alargado de direitos e deveres. A exclusão significa exatamente o oposto, ou seja, a ausência de um conjunto de direitos, e muitas vezes, um desconhecimento desses direitos”.
A atividade da EAPN Portugal junto dos públicos mais desfavorecidos “vai no sentido de lhes restituir estes princípios, criando igualmente condições para o exercício pleno da cidadania. Ao mesmo tempo, é fundamental criar nas crianças a consciencialização da importância de uma cultura de participação e de solidariedade que seja capaz de reconhecer e compreender os fenómenos da pobreza e da exclusão social”, diz Ivone Florêncio, consciente de que este trabalho, junto da comunidade escolar, é fundamental para garantir a coesão social e a construção de sociedades mais justas e inclusivas. 

“Com este microprojecto, foi nossa intenção oferecer uma perspetiva mais ampla sobre os direitos das crianças, sensibilizando-as para os problemas relacionados com as situações de pobreza e de exclusão social consequência da violação dos principiais direitos do Homem, refere Ivone Florêncio, deixando um agradecimento a todos os professores envolvidos, “especialmente à Drª Fátima Fernandes, por ter acreditado em nós e autorizar a implementação do projeto na escola”.

Iniciativa “Escolas Contra a Pobreza”
A EAPN Portugal considera que o acesso a uma educação de qualidade para todos constitui a base para assegurar a cada cidadão a participação plena na sociedade e uma efetiva igualdade de oportunidades. É necessário que a escola seja um espaço público de referência de conhecimento e de valores. Este é um dos maiores desafios da sociedade. Neste sentido, tem vindo apostar no desenvolvimento de ações de informação/sensibilização, workshops e seminários no domínio da pobreza e da exclusão social, assim como outras iniciativas que as escolas considerem pertinentes. Estas iniciativas têm como principal objetivo apoiar as instituições escolares na desmistificação de algumas representações negativas existentes face a determinadas temáticas, assim como promover o conhecimento aprofundado das mesmas.


+ info: Iniciativa Escolas Contra a Pobreza: http://escolas.eapn.pt/

 

Enviar por email