loading…

FOCUSSOCIAL

Uma pausa com... Paulo Kellerman

Fotografia: Ricardo Graça

Paulo Kellerman nasceu em 1974 (Leiria). Além de numerosas edições de autor, colaborações na imprensa e participações em antologias literárias, publicou cinco livros de contos, um livro infanto-juvenil e foi coautor de um livro de ensaio. Foi ainda responsável pela conceção e edição de diversos e-books em colaboração com fotógrafos, ilustradores, músicos, pintores e escritores. Recebeu, entre outras distinções, o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, da Associação Portuguesa de Escritores. Recentemente, esteve envolvido em projectos cinematográficos, teatrais e musicais. O seu trabalho foi traduzido em Espanha.

No próximo dia 20 de Setembro estará no Porto, na Livraria Gato Vadio, na Rua do Rosário, onde terá lugar a apresentação do livro “O Céu das Mães”.

O Céu das Mães é o primeiro livro infanto-juvenil de Paulo Kellerman, sendo ilustrado por Rute Reimão. Mantendo a coerência com a sua obra para adultos, encara de frente um tema difícil e pouco tratado na literatura para crianças: a perda.

Um menino que perdeu a mãe é confrontado com uma afirmação muitas vezes escutada: “a tua mãe está no céu”. Então, decide construir uma escada que o leve até ao céu que supostamente acolhe a sua mãe. A construção da escada vai acabar por representar o seu crescimento interior, no sentido de encontrar em si próprio as respostas que procura.

Texto e ilustração apelam à cumplicidade do leitor, convidando-o a acompanhar a busca interior deste menino (materializada na forma como aprende a valorizar as memórias e cada momento do seu presente) e a desenvolver as suas próprias buscas, a construir as suas próprias escadas.

Enviar por email